terça-feira, 12 de julho de 2011

Orunmila evita a morte prematura

Aconselhado por Oya, Orunmila foi consultar Ifá no dia em que Iku (espírito da morte ) planejava passar pela sua casa.
Orunmila atendeu a advertência, e colocou oferendas em volta da sua casa.
Quando Iku se aproximou da casa, viu tantas oferendas,  que sentou para comer. Ao terminar, iku avistou Orunmila e iniciou uma perseguição, mas a comida lhe deixou lento, e iku…
não conseguiu pegar Orunmila.
De longe, Orunmila perguntou a Iku: __ por que havia vindo ao mundo?…
__ Iku respondeu: venho para levar alguém que seja imprudente. Devo levá-lo comigo para o lugar dos antepassados. Porém, como posso ser grosseiro com alguém que me ofereceu comida?!

Este itan destaca a importância fundamental da oferenda. Ou seja: fazer oferenda, é ser prudente, é evitar a morte prematura. Neste Itan, Orunmila conseguiu evitar a morte prematura, através das oferendas apropriadas.
Todos temos o nosso tempo de vida máximo predeterminado, e que não pode ser extendido. Porém, pode ser diminuido, através de um comportamento imprudente, desatento…
Vimos que foi Oya que avisou a Orunmila. Oya representa os ventos que sopram e formam redemoinhos. Que como tudo, apresetam os aspectos positivos e negativos. Positivo, por espalhar as sementes que semeiam o solo. Negativo, por espalhar bactérias que causam epidemias.
Orunmila evitou a sua morte prematura, porque foi sensível a mensagem do espírito do vento.
Lembramos, como mostrado nesse e em tantos outros Itans, a importância que a oferenda tem dentro do culto.

0 comentários:

Postar um comentário